Monday, July 18, 2016

The Last One With a PS - Coda

I'm seriously pondering the possibility of changing my blog's title to "This Art Form Deserves to Die!" What do you think?

Also, to know why, if you read French, read this.

11 comments:

MMMNNNRRRG said...

you should! I would!
M

Isabelinho said...

Se calhar devia mesmo (é um dos mantras do blogue), mas, depois de tantos anos... hesito...

MMMNNNRRRG said...

como podes duvidar se é um mantra? quem duvida de um mantra?
já para não falar das provas evidentes que é totalmente verdade, que a BD merece morrer! O autor Rafael Gouveia dizia que é uma dying art... e eu até já pensei em fazer uma editora chamada Ars Moriendi já que ninguém entende nem a CCC nem a MNRG, hahahah
abraços
M

Isabelinho said...

Uma dying art que nem sequer chegou a nascer: um aborto. Hesito porque, como disse, já são 8 anos of this shit.

Isabelinho said...

A propósito, acabo de receber por correio dois livros de Aidan Koch. Talvez se faça a transumância para a galeria de arte. É uma das poucas hipóteses de sobrevivência.

Isabelinho said...

Tem piada, mas o inefável Roussado Pinto foi o profeta que falou das galerias de arte há p'rái 40 anos...

Pedro Moura said...

Não feches nem desanimes. Os livros da Aidan (que também estão a caminho da minha caixa de correio) são redentores. Assim como os de alguns miúdos novos, por aí. E isso das galerias é chão que deu uvas. Agora é pô-los no virtual e ir atrás deles com uma app!

Isabelinho said...

Acho que houve um mal entendido: a "última" do título é a última vinheta alongada de Hugo Pratt na capa da revista Misterix. Tenho publicado várias aqui com as cores extraordinárias de Stefan Strocen. A razão porque o tenho feito é para demonstrar como a remontagem no formato, digamos, magazine em detrimento do formato original (ironicamente, e simplificando, à italiana) não só desvirtuou a obra original como lhe retirou qualidades gráficas evidentes. Além do mais, considero que não se tem debatido o problema do falso na banda desenhada, mas é uma das artes onde o problema é mais evidente.

Quanto a desistir, infelizmente Noah Berlatsky obrigou-me a desistir de um dos sítios onde mais prazer me deu colaborar. Aqui, desistir do quê se isto não é nada?

Isabelinho said...

Ah e quando digo "galeria de arte" não me refiro só às paredes do cubo branco (esse foi o erro de Roussado Pinto). Refiro-me, sobretudo, a publicações em papel em que a chancela é a de uma galeria de arte ou de um museu como Heads 44 de Mat Brinkman ou o comic de Lailah Ali (publicado pelo MOMA) ou SPUK de Niklaus Rüegg ou Dreams de Jim Shaw ou Leben? oder Theater? de Charlotte Salomon.

BK said...

I would buy a t-shirt with that logo preferably with either your photo or an Oesterheld-written panel in spanish...

Isabelinho said...

Goodness, my photo on a t-shirt! To avoid misunderstandings the logo should read: "This art form deserves to die..." and then, on another part of the t-shirt: "...The above must be true because it will die of neglect."